Festas juninas são reconhecidas como manifestações da cultura nacional

Aprovado pelo Plenário do Senado, agora, as festas juninas são reconhecidas como manifestação da cultural nacional, através do projeto de lei de nº 14.555/23. O texto já havia recebido parecer favorável na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE), desde 2020.

Para Caruaru que realiza o maior e melhor São João do Mundo, a aprovação deste projeto só concretiza a importância e o que de fato a festa junina representa, seja ela através da sua cultura popular, seu legado histórico de tradição, movimentação econômica, fortalecimento da rede turísticas e tantas outras características agregadas às comemorações no período de junho.

Este ano, o São João de Caruaru foi aberto oficialmente no dia 28 de abril, com as festividades do São João na Roça, que, no total, passará por 13 comunidades da área rural da cidade. Já os festejos da zona urbana terão início em 3 de junho e seguirá até 1 de julho, com mais de 1.200 atrações, nos 25 polos de animação espalhados por toda Capital do Forró.

“Como nascido e criado em Caruaru tenho orgulho de ser da cidade que faz o Maior e Melhor São João do Mundo. As festividades juninas foram reconhecidas oficialmente como manifestações da cultura nacional e em Caruaru só com muita responsabilidade, transparência, cuidado e respeito pela tradição seguimos realizando a maior manifestação popular do mundo. Este ano, teremos mais de 1.200 apresentações locais e nacionais, além de muita geração de emprego e de renda”, pontuou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

Origens

As festas juninas tiveram origem na Europa e eram vinculadas a celebrações pagãs, que marcavam o solstício de verão dia mais longo do ano, no mês de junho, que indicava o início das colheitas. Ao longo do tempo, elas foram cristianizadas e passaram a ser dedicadas à comemoração de três santos católicos populares: Santo Antônio (13 de junho), São João Batista (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).