Governadora Raquel Lyra recebe embaixador do Japão no Brasil e debate oportunidades de cooperação com Pernambuco

A governadora Raquel Lyra recebeu, na tarde desta quinta-feira (25), o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, no Palácio do Campo das Princesas. No encontro foram discutidas possíveis cooperações entre Pernambuco e o Japão, incluindo ações de prevenção de desastres provocados por enchentes e deslizamentos de barreiras. O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz; o secretário-chefe da Assessoria Especial, Fernando Holanda; os cônsules-gerais Hiroaki Sano e Masami Ohno; e o deputado federal Túlio Gadelha também acompanharam a agenda.

“Pernambuco tem uma comunidade de mais de 30 mil japoneses e descendentes de japoneses, que desempenham um papel importante na nossa cultura e na produção industrial e agropecuária do Estado. Precisamos aprender muito com o Japão e estaremos sempre de portas abertas para parcerias com o País e suas entidades”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A fim de encontrar soluções para os deslizamentos de barreiras que ocorrem em Pernambuco em períodos chuvosos, o Executivo estadual já iniciou articulações com a Japan International Cooperation Agency (JICA), instituição japonesa que apoia o crescimento socioeconômico de países em desenvolvimento. O objetivo é elaborar projetos de barragens de contenção de detritos e barreiras em áreas de riscos de todo o Estado.

Cumprindo agenda no Nordeste, Teiji Hayashi irá a Petrolina na próxima sexta-feira (26), para a abertura da Bunkyo Rural.  A Bunkyo é uma comissão formada por voluntários da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento entre produtores, profissionais e pesquisadores. O evento celebra a chegada dos primeiros agricultores nipo-brasileiros ao Nordeste brasileiro. O assessor especial Guilherme Coelho vai participar do compromisso representando o Governo do Estado.

Atualmente, a comunidade japonesa em Pernambuco está concentrada principalmente nas áreas de fruticultura e produção de hortaliças no Vale do São Francisco. Outra marca forte da presença do Japão é a atuação de empresas nos polos automotivo, como a indústria Yazaki, instalada no município de Bonito, e de hemoderivados, além da participação da multinacional japonesa Mitsui no quadro societário da Copergás.

Nestes primeiros cinco meses de gestão, a governadora Raquel Lyra recebeu, na sede do governo estadual, representantes das sete maiores economias do mundo. Nestas audiências, a chefe do Executivo estadual dialogou sobre cooperações técnicas e atração de investimentos para Pernambuco, sobretudo nas áreas de energias renováveis, tecnologia e urbanismo social, com ênfase no hidrogênio verde.

Até agora foram realizadas onze audiências com embaixadores, ministros de estado e representantes consulares. Entre os resultados destas agendas estão a assinatura do memorando de entendimento pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, no último mês de abril. O documento prevê acordos de cooperação em áreas como educação, saúde e meio ambiente. Além da embaixadora, Raquel Lyra recebeu a consulesa-geral dos Estados Unidos, Jéssica Simon, em fevereiro, quando foram abordados temas como tecnologias e investimentos na Defesa Civil e segurança pública.

Entre os assuntos mais debatidos por estes representantes nos encontros com a governadora está a sustentabilidade. O tema foi discutido com a ministra do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha, Steffi Lemke, por exemplo. Na ocasião, a ministra visitou o projeto na área de proteção ambiental da costa dos corais. As tratativas sobre investimentos em energias renováveis, por sua vez, foram trazidas pela consulesa-geral da China no Recife, Yan Yuqing. 

As mudanças climáticas, assim como a preocupação com a preservação do meio ambiente, foram abordadas pelo cônsul-geral da França, Jérémie Faucon.

Consolidando Pernambuco como o hub consular do Nordeste, a abertura de consulados foi tratada pelo embaixador da Áustria, Stefan Scholz, ainda em janeiro, quando esteve em audiência com a governadora, e pelo embaixador de Israel, Daniel Zohar Zonshine, que também debateu sobre cooperação técnica nas frentes hídricas. 

Investimentos no saneamento e abastecimento de água, além da implantação de projetos de hidrogênio verde foram algumas das temáticas da conversa com a vice-embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, que ocorreu em fevereiro.

Outro tema recorrente nas audiências foi o intercâmbio cultural e acadêmico. A possibilidade de levar estudantes para estudar no exterior através de convênio de cooperação mútua foi discutida pelo embaixador do Canadá, Emmanuel Kamarianakis. Na reunião com o embaixador de Cabo Verde, José Máximo Chantré, foi discutida a possibilidade de retomada dos voos diretos partindo do Recife com destino ao país africano.

Com o objetivo de viabilizar investimentos e fortalecer acordos bilaterais, o Governo de Pernambuco seguirá com estas agendas estratégicas também no segundo semestre. As audiências com os embaixadores possibilitam o fortalecimento de ações voltadas para a criação de políticas públicas, assim como a atração de investimentos para empresas pernambucanas, através de troca de inteligência competitiva. (Fotos: Janaína Pepeu/Secom)