Governo do Estado e Prefeitura de Caruaru iniciam entendimento para renovação do contrato de concessão com a Compesa

O secretário de Recursos Hídricos do Estado, Almir Cirilo, o presidente da Compesa, Romildo Porto e diretores da empresa foram recebidos no gabinete do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. Em pauta: a renovação do contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Caruaru. Além do prefeito, participaram do encontro o procurador geral do município, Dimitre Bezerra, e secretários.

Os representantes do governo estadual apresentaram dados sobre o Plano de Investimentos para Caruaru e explicações sobre a necessidade da renovação do contrato de concessão para a captação de novos dos recursos necessários para que o município atinja a universalização dos serviços até 2033, uma vez que o contrato de concessão expirou em 2021. O prefeito de Caruaru demonstrou total interesse em renovar a parceria com a Compesa.

Em Caruaru, será necessário investir o montante de 1,2 bilhão para universalizar os serviços de água e esgoto na cidade. Entre as ações previstas estão ampliação, substituição e setorização da rede de distribuição, construção e recuperação de estruturas, bem como obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário. “Hoje é um dia histórico para Caruaru. Tratamos de um assunto pertinente para todos os caruaruenses. Agradeço a decisão da governadora Raquel Lyra em dialogar e trazer toda a equipe técnica da Compesa para que possamos avançar, em breve, com as ações estruturais em benefício do nosso povo”, disse Pinheiro.

“Caruaru será uma das cidades que receberão o maior volume de água da Adutora do Agreste. Até o fim deste ano, a cidade deverá receber esse incremento e será preciso buscar dinheiro para fazer os investimentos da rede de distribuição, dado o crescimento vertiginoso da cidade nos últimos anos.”, afirmou o secretário de Recursos Hídricos, Almir Cirilo.

O presidente da Compesa, Romildo Porto, disse que são necessários R$ 21 bilhões para investimento em obras de água e esgoto para Pernambuco atingir a universalização estipulada pelo Marco do Saneamento até 2033. "Para isso, a Compesa está em busca de novas formas de captação de recursos visando o cumprimento do Marco do Saneamento", finalizou Porto. (Fotos: Ascom/Divulgação)