Samu Agreste realiza treinamento para atendimento em incidentes com múltiplas vítima

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Agreste realizou, neste final de semana, o treinamento do Método Start (Simples Triagem e Rápido Atendimento) para os profissionais do município que atuam no Samu Caruaru e Central de Regulação. A capacitação aconteceu no auditório e no pátio interno da antiga Fafica, onde foram repassados os ensinamentos teóricos e práticos do método que trabalha o processo de triagem para a rápida classificação em Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV). 

O treinamento envolveu 48 participantes e contou com a colaboração das facilitadoras Adlay Danielle Menezes e Bianca Morotó, médicas reguladoras e intervencionistas do Samu Caruaru, que também conduziram uma simulação com atores e profissionais do serviço, utilizando a Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel) e os recursos disponíveis no município. Participaram ainda do treinamento o diretor técnico do Samu Caruaru, Philipe Xavier e o coordenador de enfermagem do Samu Caruaru, Edi Carlos. 

“Foi um treinamento importante para nossos profissionais, pois, através do método, é possível preparar as equipes para que elas possam atuar em incidentes que envolvem um grande número de vítimas, (como um acidente com ônibus, por exemplo) e fazer a classificação das pessoas acidentadas, com base nas necessidades de cuidados e chances de sobrevivência, antes do encaminhamento para o atendimento na rede emergencial”, destacou o coordenador do Samu Caruaru, Pedro Henrique Gonçalves. 

A criação do método START data do ano de 1983, quando bombeiros-paramédicos de Newport Beach e a equipe médica do Hoag Memorial Hospital (EUA) propuseram um processo mais rápido, simples e eficaz. Por ser simples e objetivo, é o método de triagem mais utilizado ao redor do mundo. (Fotos: Elvis Edson)