Associação Conexão Social marca presença na 7ª Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social na USP
De 24 a 26 de junho, representantes da Associação Conexão Social participam da 7ª Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social (SIEMS), realizada na EACH-USP (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo). O evento, promovido pela REMS (Rede Esporte pela Mudança Social), é o principal espaço de articulação nacional em torno do esporte como direito e ferramenta de transformação social.
Logo nos primeiros dias, a presença da Conexão Social tem se destacado. Para Arthur Yure, coordenador de Monitoramento da instituição, o evento reforça o potencial do esporte como política pública: “Estamos vivendo momentos de troca, aprendizado e fortalecimento de redes que acreditam no esporte como caminho para a transformação. O evento destaca a importância do esporte e da atividade física como ferramentas para o desenvolvimento humano e social.”
Marcus Guilherme, educador físico da Associação, também ressalta o impacto da troca de experiências: “A gente volta para casa com a bagagem cheia de ideias e inspiração. Ver como o esporte transforma vidas em tantas realidades diferentes é uma motivação enorme para seguir fazendo o que acreditamos nos nossos projetos.”
A atuação da Conexão Social está enraizada em projetos que usam o esporte como meio de desenvolvimento humano e cidadania. Um exemplo é o Projeto Skate Livre, uma realização da Associação por meio do Programa Skate pela Mudança Social. A iniciativa promove o desenvolvimento integral de meninas e meninos de 7 a 14 anos por meio de oficinas de skate, com base na crença de que oferecer oportunidades e participação ativa contribui para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
Outro destaque é o Projeto Oportunizar Comunidade, que oferece oficinas esportivas como vôlei, futebol, futsal e handebol para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. O projeto visa o desenvolvimento físico, social e emocional dos participantes, estimulando o trabalho em equipe, a inclusão e hábitos de vida saudáveis. A iniciativa também se desdobra nas versões Oportunizar Comunidade Rural e Oportunizar Comunidade Urbano, atendendo diferentes realidades e contextos.
Com uma programação que inclui debates, oficinas práticas, relatos de experiências e rodas de conversa, a SIEMS promove o intercâmbio entre quem vive o esporte no dia a dia seja na quadra, no campo, na pesquisa, na gestão ou na militância.
Realizado com apoio da Nike, B3 Social, Instituto Assaí, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e EACH-USP, o evento é gratuito e acessível. A SIEMS se consolida como uma oportunidade única de dar visibilidade a práticas inspiradoras, atualizar-se sobre políticas públicas e fortalecer redes de transformação por meio do esporte.
A participação da Conexão Social reforça seu compromisso com o esporte como ferramenta de inclusão, equidade e justiça social nos territórios onde atua.
Post a Comment