Governo vai construir Complexo de Polícia Civil com cinco delegacias em Vitória de Santo Antão

O município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul, vai ganhar um complexo de Polícia Civil com cinco delegacias funcionando no mesmo espaço. Com um investimento de R$ 8,1 milhões, o Complexo terá a 10ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, a 12ª Delegacia Seccional, a 17ª Delegacia de Polícia de Homicídios, o 6º Departamento de Repressão ao Narcotráfico e a Delegacia de Polícia da 61ª Circunscrição. O edital para contratação da empresa que ficará responsável pelas obras já foi publicado no Diário Oficial.

“A abertura dessa nova licitação mostra que estamos avançando de forma concreta no compromisso assumido pelo Governo de Pernambuco em reestruturar e modernizar as forças de segurança. O Complexo da Polícia Civil em Vitória de Santo Antão representa mais um importante passo para garantir melhores condições de trabalho aos nossos profissionais e um atendimento mais eficiente e humanizado à população”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

O complexo terá um total de 1,4 mil m² de área construída, somando três delegacias com 332 m² e outras duas com 230 m². O equipamento contará com cartórios, salas de investigação, sala de reconhecimento, xadrez, depósito de armas e sala lilás, destinada ao atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência, além de áreas de convivência destinada aos servidores. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe), a partir da escuta da Polícia Civil.

“O Complexo de Polícia Civil que será instalado em Vitória de Santo Antão vai desempenhar um papel fundamental para o fortalecimento da segurança pública no Estado. Serão cinco delegacias, atuando de forma integrada, em um equipamento amplo e moderno. Com esse complexo idealizado pela governadora Raquel Lyra, avançamos ainda mais no sentido de oferecer um Estado mais seguro para os pernambucanos e as pernambucanas”, afirmou o secretário titular da Sepe, Rodrigo Ribeiro.

O prazo da obra, que será executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), é de seis meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço. “Na gestão da governadora Raquel Lyra, na área de Defesa Social, a Cehab tem sido responsável por monitorar e fiscalizar a execução das obras de diversos equipamentos, entre mais de uma dezena de delegacias, Batalhões de Polícia e Bombeiros Militares, Centros de Polícia Científica e complexos penitenciários. É uma nova perspectiva de infraestrutura de segurança pública, que só se aperfeiçoa a cada dia, agora ainda mais com a reforma e ampliação do GBMar de Jaboatão e com esse arrojado complexo de Polícia Civil de Vitória", afirma o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.

BOMBEIROS - O Governo do Estado também anunciou a reforma e ampliação do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMAR) localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região metropolitana do Recife (RMR), no bairro de Piedade. A gestão estadual vai investir R$ 4,6 milhões na requalificação do equipamento, que em 1,3 mil m² terá novos dormitórios, vestiários, sala de aula e área de exposição. O projeto de modernização também foi desenvolvido pela Sepe. A obra, que será executada pela Cehab, terá prazo de seis meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.