Brasil vence dois prêmios no Globo de Ouro com "O Agente Secreto"

O cinema brasileiro brilhou mais uma vez no cenário internacional. O filme "O Agente Secreto" conquistou, na noite desta segunda-feira, dois dos principais prêmios do Globo de Ouro 2026:

🏆 Melhor Filme em Língua Não Inglesa

🏆 Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.

Com a vitória, o Brasil alcança a segunda edição consecutiva levando estatuetas da premiação. Em 2025, a atriz Fernanda Torres já havia feito história ao vencer como melhor atriz em filme de drama.

Discurso emocionado

Ao receber o troféu de melhor filme em língua não inglesa, o diretor Kleber Mendonça Filho fez um discurso marcante, dedicando a conquista aos jovens cineastas e exaltando o protagonista do filme:

“Obrigado, Wagner Moura. Que ator! Um grande ator e um grande amigo. Essa combinação é explosiva.”

Wagner Moura no seu discurso 

Após receber o prêmio o ator agradeceu aos outros indicados, a Kleber Mendonça Filho e à sua família, ele disse: "Para todo mundo no Brasil assistindo a isso agora, viva o Brasil, viva a cultura brasileira!"

Caminho para o Oscar

A vitória aumenta significativamente as chances do filme brasileiro no Oscar 2026. O Globo de Ouro é considerado um importante termômetro para a maior premiação do cinema mundial.

A votação para definir os indicados ao Oscar começa nesta terça-feira (13) e segue até sexta (16). A lista oficial de indicados será divulgada em 22 de janeiro.

Marco histórico

Esta é apenas a terceira vez que um filme produzido no Brasil vence a categoria de melhor filme em língua não inglesa no Globo de Ouro:

🥇 1960 — Orfeu Negro (coprodução com a França)

🥈 1998 — Central do Brasil

🥉 2026 — O Agente Secreto

O feito consolida o atual momento do cinema brasileiro como um dos mais relevantes de sua história recente.