Criminalidade cai em Olinda e crimes contra o patrimônio recuam 18,5% em 2025

Redução expressiva atinge também roubos de carga, furtos de veículos e crimes de celular. Município registra, ainda, queda nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs)

Olinda apresentou queda significativa nos índices de criminalidade em 2025, com destaque para a redução de 18,5% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), que passaram de 2.849 registros em 2024 para 2.321 no acumulado deste ano. Os dados, divulgados pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace), apontam ainda recuos expressivos em roubos de carga, furtos de veículos, crimes envolvendo celulares e nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs), refletindo o impacto das ações integradas das forças de segurança no município.

Segundo Euricélia Nogueira, delegada da Seccional da AIS-7, todo trabalho realizado em 2025 foi consequência de uma planejamento estratégico e com ações intensificadas, resultando em números expressivos na segurança pública local. “As operações realizadas nesta área levaram a diversas prisões em flagrante, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela Justiça e de busca e apreensão de menores envolvidos em atividades ilícitas”, afirmou Euricélia.

A delegada, ainda, destacou que um ponto fundamental para o sucesso das ações policiais na AIS-7 é a celeridade entre o registro do boletim de ocorrência e o início das investigações. “Essa resposta rápida permite que a Polícia Civil atue com maior eficiência na identificação de criminosos e na recuperação dos bens, garantindo mais segurança para os moradores de Olinda”, completou Euricélia Nogueira.

O major Ilson Oliveira, subcomandante do 1º BPM, destacou algumas ações que contribuíram para a redução dos crimes patriominiais em Olinda. “O incremento dos laranjinhas no policiamento ostensivo a pé, o lançamento da ciclopatrulha, as diversas operações lançadas com viaturas e motos, tudo isso tem o intuito de evitar ocorrências desse tipo de crime, trazendo mais tranquilidade e segurança para os moradores e turistas”, pontuou o subcomandante.

O município também registrou quedas nas Mortes Violentas Intencionais (MVI), foram 24,2% de redução no acumulado do ano, passando de 153 em 2024 para 116 registros em 2025. Destaque para feminicídio, que recuou 33,3%, enquanto MVI contra Mulheres diminuiu 12,5%. Também houve uma retração em estupro do sexo feminino de 17,8%.