Governadora Raquel Lyra destina R$ 1,3 bilhão da concessão parcial da Compesa aos municípios e assina duplicação da BR-232
Valor repassado a 151 municípios faz parte do investimento que será
realizado pela BASA Saneamento Ambiental S.A., que vai operar os serviços de
saneamento para cerca de 7 milhões de pernambucanos
Durante o 9º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco
(Amupe), nesta segunda-feira (27), a governadora Raquel Lyra realizou a entrega
simbólica de cheques em valores que somam R$ 1,3 bilhão aos 151 municípios
beneficiados pela concessão parcial da Companhia Pernambucana de Saneamento
(Compesa). Ainda no evento, a gestora assinou a autorização para licitação da
duplicação de um novo trecho da BR-232, entre São Caetano e Belo Jardim, em um
investimento de R$ 249 milhões do Governo do Estado, provenientes de operação
de crédito. A vice-governadora Priscila Krause também prestigiou o evento.
“Viemos reafirmar o nosso compromisso com os municípios pernambucanos,
por isso lançamos aqui ações que são de extrema relevância e que construímos
juntos com eles. Primeiro, a divisão do valor da outorga da concessão parcial
dos serviços da Compesa, pois entendemos desde o primeiro momento da
importância de os municípios terem recurso para fazer investimento em
infraestrutura. E também o edital do avanço da duplicação da BR-232. São R$ 249
milhões em investimento para garantir que o Estado continue crescendo no nível
de investimento que a gente precisa. Os prefeitos e prefeitas de Pernambuco
sabem que tem no Governo do Estado uma parceria firme e sólida”, afirmou a
governadora Raquel Lyra.
Os cheques são referentes ao contrato com a BASA Saneamento Ambiental
S.A., que ficará responsável pelos serviços em 151 municípios da Região
Metropolitana do Recife, Agreste e parte do Sertão. O contrato com a
concessionária será assinado nesta quarta-feira (29). A empresa vai investir R$
17,4 bilhões, além de pagar uma outorga de R$ 4 bilhões, dos quais R$ 2,4
bilhões (60% do valor total) serão pagos no ato da assinatura do contrato.
Desse valor, R$ 1,3 bilhão será destinado aos municípios, sendo R$ 770 milhões
no ato da assinatura. Os 40% restantes da outorga serão divididos em dois
pagamentos: 20% após o período de seis meses de transição e 20% dois anos após
o início da operação.
O presidente da Amupe e prefeito de Aliança, Pedro Freitas, destacou que
a concessão representa um novo momento para o Estado e que a gestão estadual
tem sido parceira das prefeituras na condução do processo, que deve suprir uma
demanda histórica da população. “É importante colocar esse outro lado da moeda,
de ouvir as orientações, para que a gente participe do debate com mais
celeridade. Existe um documento nessa concessão que coloca à disposição da
sociedade qual é a área que faz parte da concessão. Se você fizer o bom uso e
colocar isso nos investimentos, seja na aquisição de um equipamento, na
pavimentação de uma rua, na construção de uma praça, veja o impacto positivo
disso no Estado”, afirmou o gestor.
A concessão do saneamento está sendo realizada para que o Estado
viabilize o cumprimento das metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento,
que prevê a cobertura de 99% do território nacional com serviços de
abastecimento de água e 90% com serviços de coleta e tratamento de esgoto até o
ano de 2033.
Segundo o diretor-presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, durante o
período de transição, os serviços continuam sendo prestados pela companhia.
“Além de um bom recurso destinado também para o saneamento, os municípios vão
receber serviços diversos das concessionárias, que vão investir cerca de R$ 20
bilhões no Estado. Vão construir rede de distribuição e esgotamento sanitário
onde não tem, e a Compesa continua produzindo, tratando e captando água para
fornecer à distribuidora, e o resultado é uma grande melhoria em todo o
Estado”, explicou.
No início deste mês, o Governo assinou, em Petrolina, no Sertão do São
Francisco, o contrato com a Vita Sertão, concessionária que ficará responsável
pelos serviços em 24 municípios que formam a microrregião Sertão. A BASA
Saneamento Ambiental S.A. ficará responsável pelos serviços na microrregião
RMR-Pajeú, formada pelos demais municípios pernambucanos.
Sobre o Congresso da Amupe, o presidente da Assembleia Legislativa de
Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, também presente, enfatizou o valor de
encontros como o congresso. “Vivemos aqui um momento de aprendizado, encontros
e fortalecimento de laços. É fundamental o papel de cada munícipio na
engrenagem da administração pública”, disse. O deputado federal Lula da Fonte
também ressaltou a importância do congresso. “O municipalismo é muito mais do
que só palavras, do que só discursos. Parabéns a todos os prefeitos do Estado
de Pernambuco”, acrescentou.
Representando o Senado Federal, Fernando Dueire reafirmou o compromisso
entre os poderes. “O municipalismo nos ensina que justiça não se faz tirando
recursos de quem cuida do cidadão na rua. E o Governo de Pernambuco tem feito,
e muito bem, a transformação de Pernambuco”, disse.
DUPLICAÇÃO BR-232 – Também foi assinada a autorização para licitação
da obra de duplicação da rodovia BR-232 entre os municípios de São Caetano e
Belo Jardim. Com extensão de 28,8 km, o projeto prevê a duplicação da rodovia,
recuperação do pavimento existente e a implantação de melhorias
estruturais.
A obra contará com investimento estadual de R$ 249 milhões, fruto de
operações de crédito, e o edital será publicado no Diário Oficial do Estado
desta terça-feira (28).
Acompanharam o evento o senador Humberto Costa; os deputados federais
Fernando Monteiro, Túlio Gadelha e Maria Arraes; entre prefeitos, deputados,
vereadores e lideranças de todo estado.
Fotos: Miva Filho/Secom




Post a Comment