Aprender com Saúde retoma atividades com consultas oftalmológicas nas escolas municipais de Caruaru


A Secretaria de Saúde de Caruaru, em parceria com a Secretaria de Educação, retoma as atividades do programa Aprender com Saúde, que leva para dentro das escolas do município ações e atendimentos de saúde, nesta terça-feira (12). Os alunos da Escola Municipal Kermógenes Dias de Araújo, no Vassoural, serão beneficiados com consultas oftalmológicas, após passarem por triagem realizada pela Equipe de Saúde da Família do bairro.
Cerca de 1.058 alunos foram triados dos quais 334 foram comprovados a necessidade de passar pela avaliação do oftalmologista. Serão realizadas 113 consultas nos dias 12 e 114 consultas nos dias 21 e 26 de março. Os exames serão realizados pela CEO Oftalmologia empresa prestadora de serviço do Programa.
Aprender com Saúde tem o objetivo de proporcionar aos alunos condições plenas de saúde para garantir qualidade no aprendizado e, consequente, desenvolvimento. O programa realiza ações de saúde bucal, álcool e drogas, trânsito, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, vigilância em saúde, primeiros socorros, entre outros.
Em 2018, o Aprender com Saúde realizou cerca de 8.450 ações educativas em 125 escolas beneficiando, uma média de 34 mil alunos da rede municipal.
Saúde ocular – Os alunos da rede municipal de ensino passam por uma triagem feita pelas Equipes de Saúde da Família localizadas no território das escolas, a fim de identificar pessoas com necessidade de consulta oftalmológica. Uma vez identificados, os alunos passarão pela consulta do oftalmologista no ambiente escolar e encaminhamentos para realizar exames e confecção dos óculos que serão fornecidos pela Secretaria de Saúde, caso sejam necessários. São 20 modelos disponíveis para escolher, gratuitamente, as armações e aguardar a entrega com o grau recomendado. (Foto: Janaína Pepeu)