Governo anuncia retomada de parte das cirurgias eletivas nas redes pública e privada de saúde em Pernambuco

As unidades de saúde pertencentes as redes públicas e privadas estão autorizadas a retomar a realização de cirurgias e procedimentos eletivos a partir desta sexta-feira (18) em todo o estado de Pernambuco. 

De acordo com o governo, a liberação, neste primeiro momento, deve atender os procedimentos com anestesia locorregional anestesia localizada onde paciente, a princípio, não necessita de intubação e internação hospitalar. “Estas unidades devem estar atentas a sua disponibilidade de leitos e insumos medicamentosos, caso haja necessidade de conversão para anestesia geral”, afirma o governo. 

A portaria da autorização será publicada nesta sexta-feira (18/06) no Diário Oficial do Estado (DOE) e foi anunciada pelo secretário André Longo na coletiva de imprensa do governo desta quinta-feira (17/06). As cirurgias de caráter eletivo e que demandam anestesia geral continuam suspensas.

“Esta retomada será feita de forma gradual, de acordo com a realidade de cada unidade de saúde, e levando em consideração a oferta de vagas e também de insumos médico-hospitalares”, informou André Longo.