Ação de vacinação de Poliomielite é realizada em Caruaru

Neste sábado (27) e domingo (28), a Secretaria de Saúde de Caruaru estará realizando uma ação descentralizada de vacinação contra a Poliomielite em vários pontos da cidade.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença causada pelo poliovírus dos sorotipos 1, 2 e 32, que pode causar paralisia permanente e pode ser fatal. Ela acomete, principalmente, as crianças menores de cinco anos. A maioria dos infectados pelo poliovírus não apresentam sintomas e algumas pessoas podem apresentar sinais parecidos com os da gripe, que duram de dois a cinco dias. Em alguns casos, um a cada 200 infectados, pode apresentar fraqueza ou paralisia nos braços, pernas ou ambos, que pode durar por toda a vida.

“A única forma de proteção contra a poliomielite é a vacinação. Por isso, é tão importante que as famílias com crianças maiores de um ano e menores de cinco anos levem as crianças para se vacinar, mesmo que estejam com a caderneta de vacinação atualizada, uma vez que será aplicada uma dose de reforço nas crianças dessa faixa etária. São gotinhas que podem salvar vidas.”, explicou a coordenadora do PNI, Tatiane Lino.

Para vacinar as crianças, basta procurar um dos locais de vacinação com o cartão SUS ou CPF e a caderneta de vacinação da criança.

Confira os locais e horários de vacinação: