Capacitação sobre tuberculose é realizada em Caruaru

A Secretaria de Saúde de Caruaru, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou uma capacitação para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS), que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), voltada para detecção, tratamento e acompanhamento do paciente com tuberculose. A ação contou com a participação da médica pneumologista, referência no tratamento de tuberculose, Drª Veruska Sarmento; da Sanitarista da IV Regional de Saúde e apoiadora do SANAR,

Ms. Alyne Fernanda; e do coordenador do Programa de Doenças Negligenciadas de Caruaru, Ms. Efraim Naftali. O segundo encontro para tratar sobre o tema, que será realizado na próxima quarta-feira (31).

A tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa, que afeta principalmente os pulmões e é transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch. A contaminação pela doença pode acontecer, quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, por gotículas respiratórias no ar, ou pela saliva através dos beijos ou bebidas compartilhadas. A tuberculose pode ser assintomática. Mas, quando ocorrem sintomas, os mais comuns são: tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço e dor no peito. Se não for tratada, a tuberculose pode causar a morte das pessoas infetadas.

As pessoas que apresentarem um ou mais sintomas da doença devem procurar um posto de saúde mais próximo da sua casa e solicitar atendimento. O tratamento é gratuito, deve ser iniciado imediatamente e dura entre seis meses e um ano. Entre as medidas de prevenção estão: o rastreio de grupos de risco e tratamento dos casos e vacinação com a vacina BCG, que é ofertada nas unidades básicas de saúde. (Foto: Prefeitura/Divulgação)