Noronha inicia a segunda fase da vacinação bivalente contra a Covid para idosos com mais de 60 anos

Começou, nesta quinta-feira (9), a segunda fase da aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19, desta vez para idosos com mais de 60 anos. A ação, coordenada pela Superintendência de Saúde da Administração, acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Posto de Saúde da Família (PSF) Dois Irmãos. Na semana passada, foram contemplados idosos com mais de 70 anos.

Além dos idosos 60+, podem tomar a vacina imunossuprimidos/imunocomprometidos a partir dos 12 anos. São pessoas transplantadas, com HIV/AIDS, com câncer, renal crônico, entre outras patologias, por estarem mais sujeitas a infecção por conta da baixa imunidade. Para a aplicação do imunizante bivalente é necessário que as pessoas estejam com o esquema vacinal completo.

Isabel Sobral, superintendente de Saúde do distrito, ressalta a importância da vacinação, sobretudo agora, com a ampliação do público-alvo. "Hoje damos início à vacinação do público de 60 a 69 anos da dose de reforço bivalente de combate à Covid. Essa vacina protege contra várias variantes, incluindo a ômicron. Eu peço que as pessoas dessa faixa etária procurem a unidade para conseguirmos atingir o maior número de vacinados, protegendo, dessa forma, a população da ilha dessa doença."

Os idosos com dificuldade de locomoção, ou por conta de comorbidades, que não puderem ir à Unidade de Saúde da Família, vão receber a aplicação na própria residência.

A vacina bivalente foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária em novembro do ano passado, conforme informou o Ministério da Saúde. (Foto: Ascom)