Cais do Sertão tem programação especial durante a Semana Nacional dos Museus

Em sua 21º edição, a Semana Nacional dos Museus traz ao centro de sua narrativa Museus, Sustentabilidade e Bem-estar. A ação é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram e, durante toda a semana, que vai de 16 a 21 de maio, equipamentos culturais e instituições museais de todo o País oferecerão atividades especiais para os visitantes. E o Cais do Sertão, no coração do Bairro do Recife, não fica de fora da iniciativa.

Segundo o Secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, a expectativa para o evento em Pernambuco é que os visitantes intensifiquem a ida aos museus nos próximos dias. “Nosso anseio é para que essa temporada cultural, com toda essa programação especial, possa atrair ainda mais público para o Cais do Sertão e para os museus de Pernambuco”, declarou.

O gestor do museu Cais do Sertão, Frederico Pontual, exalta a relevância da Instituição em fazer parte desse tipo de evento. “A cultura através de museus tem o poder de transformar social e culturalmente a vida das pessoas, criando uma visão de futuro e uma contemplação também do passado. Então com isso, a importância desse evento para a semana é muito grande para nós do Cais do Sertão”, destacou.

Programação

Na terça-feira, 16, acontece a primeira atividade dentro da programação da Semana Nacional dos Museus. Intitulada “Sanfona do povo”, o evento está agendado para acontecer a partir das 14h e tem duração de 45 minutos. O músico-educador Arthur Fernandes propõe uma vivência lúdica, teórica e prática sobre a história cultural da sanfona no Brasil. Expondo os vários modelos e sons que elas podem emitir. A vivência é desenvolvida de forma intuitiva e espontânea. Onde o visitante é convidado a explorar as várias possibilidades de sons do instrumento.

Na sexta-feira (19), das 13h30 às 15h30, acontece a oficina de produção de ganzás com material reciclado. O fotógrafo, arte-educador e músico Yuri Lemos propõe a produção conjunta de ganzás a partir de materiais reciclados e uma atividade percussiva prática a partir dos instrumentos criados. Podem participar da atividade, crianças a partir de 8 anos.

O ganzá é um instrumento percussivo da família dos chocalhos que se encaixa na nossa cultura popular em diversos gêneros musicais, sendo um ótimo instrumento para introdução do indivíduo ao ritmo e, respectivamente, uma ótima introdução das pessoas na música.

Especialmente para o público infantil, dos dias 16 a 19 de maio, no horário das 14h, focando no tema da sustentabilidade, haverá oficina baseada no bioma caatinga onde serão confeccionados cactos com material emborrachado para crianças com idade a partir dos 6 anos.

O Centro Cultural Cais do Sertão é gerido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, e funciona sempre de terça a sexta-feira, das 10 às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). (Fotos: Setur-PE/Divulgação)